A Enjourney nasceu de um pensamento e sua marca expressa um ideário. Hoje a nossa forma de atuação é moldada, dia a dia, pelo que, um dia, desejamos ser.
A ideia do nosso nome, e depois Marca, surgiu em um vôo, na volta de um treinamento em Carnegie Mellon University. A universidade nos inspirou e inspirará, sempre.
Nossos clientes saberem o que somos e pensamos tem uma significação muito forte: é fundamental conhecerem nossos princípios, nossos valores, o que guia nossas atitudes e nossas decisões. Assim, sabem o que queremos para hoje e para amanhã. Contar com quem se pode confiar é poder ter a paz e a tranquilidade de estar em um caminho bom. É uma certeza que a jornada será profundamente aproveitada.
A mensagem abaixo foi enviada aos sócios da Enjourney que imediatamente concordaram com nosso nome e identidade. Há um alinhamento de valores dentre aqueles que fundaram e são a Enjourney. A passagem permite entender porque temos este empenho, misturado com uma auto cobrança, e um prazer em melhorar. Mostra quem somos e que a confiança e o preparo devem estar juntos enquanto seguimos a frente.
“Estamos em constante busca por, em conjunto/equipe, contribuir para o desempenho das organizações. Em busca permanente por conhecimentos aplicáveis que tragam resultados para as empresas.
Uma jornada é sempre algo feito por uma equipe que quer alcançar um objetivo. O Enjoy é alegre, prazeroso, bom estar em equipe. Bom estar com o cliente. A jornada demonstra a intenção de mudança, de melhoria. O nome me parece global, com algo de comum pelo mundo.
Enjoy me parece um termo muito conhecido. O Journey quebra o americanismo, tem algo de Francês. Enjourney Consulting. eJourney. Enjoy the journey.
O símbolo poderia ser algo integrado, mas em movimento, uma tripla integração. Entre nós, entre o cliente e entre ambos, na prazerosa, desafiante jornada.”
Desde texto e de uma análise muito competente da designer que contratamos nasceu nossa logo. Acredito que é a expressão da Engenharia de Produção, base de formação e ideário que também une os sócios: humana, equilibrada, com múltiplas dimensões e, belamente, insuficiente. Insuficiente pois é uma área do saber totalmente valorizadora de todas as demais e, portanto, uma integradora dos saberes orientadores e úteis ao trabalho em Governo, Empresas e Instituições.
Nossa logo é a expressão da Enjourney. Tem a equipe, tem a liderança alternada dos bandos das gaivotas que seguem seu destino, sempre. Tem o quadrado de ser engenheiro, racional, preciso, organizado, mas tem o círculo, humano, sútil, suave e, deles, tem o equilíbrio, a combinação. As gaivotas são disciplinadas e mudam a liderança e as posições para se ajudarem. São flexíveis, leves, mas empenhadas em seu propósito. Nossa logo foi criada para expressar o que pensamos e praticamos. Uma equipe liderada com competências para seguir em uma jornada próspera de melhoria e organização do cotidiano.
Desta combinação, nasceu a imagem que nos guia a frente. Que nos une. Hoje, mais de 20 anos depois de um ideal ter virado história, podemos celebrar que temos mais e mais anos pela frente. Hoje nos entendemos como uma empresa que se forma e forma pessoas, sejam elas nossos clientes, sejam elas nossos profissionais.
Somos uma empresa que celebra o fiero da vida. Essa palavra, do italiano, tal como saudade, não tem tradução literal. Significa a alegria de saber que vai enfrentar um desafio, o frio na barriga e prazer de e estar enfrentando e o orgulho da conquista. Esperamos, mesmo, que fiero seja a palavra que leve nossa equipe, nossos parceiros e nossos clientes para um futuro alegre e grato por dias que nos permitem viver a melhoria em nosso dia a dia.
O dicionário Oxford, descobrimos em 2024, e voce pode conhecer no link . A palavra “enjourney”, hoje obsoleta, foi registrada no final do século XVI, com o único uso conhecido datando de 1596. De acordo com o Dicionário de Oxford (OED), ela aparece nos escritos de Richard Linche, poeta e tradutor da época. O verbo significava “fazer uma jornada ou viagem”, mas sua utilização foi extremamente limitada, restrita a esse período. O fato de que “enjourney” só foi encontrado em uma única fonte sugere que o termo não se popularizou e acabou caindo em desuso rapidamente. Assim, sua breve existência no idioma inglês faz dele uma curiosidade linguística dos tempos elisabetanos.