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Lean, Ágil e Design Think

6 Sigma

Gestão de Processos com 6 Sigma – GP6S

A Capacitação tem como propósito apresentar e aplicar conceitos e ferramentas de gestão de processos integradas com o seis sigma (6 sigma) que efetivamente aumentem o desempenho de empresas, governos ou instituições do terceiro setor.

Há uso prático de técnicas de gestão de processos combinadas com seis sigma que são capazes de melhorar e agilizar o atendimento às demandas de clientes, cidadão usuários de serviços públicos ou da sociedade, com menor ou melhor uso de recursos e mais e melhores benefícios econômicos para empresas, governos ou instituições, bem como para profissionais e gestores.

A motivação principal desta capacitação está centrada em ampliar a competência de profissionais de gestão com melhor orientação para fundamentar as melhorias de processos com método estruturado baseado em fatos e dados.

Direcionadores de Resultados com seu aumento de competência

Razões para Participar

Programação

Diretrizes para a primeira aula (opcional):

Alunos devem tentar levar para o módulo 1 um processo que tenha sido modelado com coleta de fatos e dados (medir tempos, índices de satisfação, entrevistas e coletar declarações de usuários e profissionais, com o conhecimento que tiver).

Fazer entrevistas e levantamento de dados junto, idealmente, a clientes da organização na qual você trabalha.

Com suas próprias técnicas, os alunos devem ser capazes de relatar o processo e a experiência e a voz do cliente durante sua jornada ao longo do processo, desde seu início até que forme um juízo de valor sobre o processo. Sempre que possível, deve coletar fatos e dados para fundamentar suas afirmativas.

Módulo 1 – Introdução à Gestão de Processos

  • Motivações e Benefícios da Gestão de Processos
  • Processos: Conceitos e Exemplos
  • Processos Transversais: De .Até..
  • Exercício de Aplicação (Desenho de um processo transversal)
  • Gestão de e por Processos
  • A Visão do Cliente
  • A Cadeia de Valor
  • Caso de Gestão de e Por Processos
  • A Influência da Variação
  • O Foco do Seis Sigma
  • Causa e Efeito
  • Variáveis do Processo
  • Matriz de Causa e Efeito
  • Caso de Aplicação (1)
  • Exercício de Aplicação (2)
  • A Gestão de Processos com o Uso do Método Seis Sigma
  • Caso de Aplicação – Visão Geral de Um Programa de Seis Sigma
  • Exercício de Aplicação
  • Estudo de Caso 1
  • Observar e medir um processo ou coletar uma série de dados de um processo ou de parte de um processo.
  • Identifique as necessidades de clientes(o que precisam), pontos de satisfação, e seus problemas em seu serviço . Discutiremos isso no módulo 02.

Módulo 2 – Visão Geral do Seis Sigma

  • Desenvolvimentos Históricos que Contribuíram para o Seis Sigma
  • O Surgimento do Seis Sigma
  • Por quê Fazer?
  • As Fases do Seis Sigma
  • Objetivos
  • Escopo
  • Conceitos Fundamentais
  • Uma Forma Útil de Visualizar os Dados
  • Características Importantes da Distribuição Normal
  • A Regra Empírica
  • Estatística – População vs. Amostra
  • Medidas de Localização e Dispersão
  • Três maneiras de descrever o quanto os dados estão dispersos
  • A Transformada Z
  • Exercício
  • Variabilidade do Processo
  • Fontes de Variação
  • Configuração e Uso da Carta de Controle 3 Sigma
  • A Incerteza Presenta nas Cartas de Controle
  • A Carta de Valores Individuais e o Modo Correto de Calcular Sigma
  • Exercício 
  • Acurácia e Precisão
  • A Métrica
  • Aplicações Práticas
  • Caso Práticos
  • Exercício de Aplicação (3)
  • Reflexões práticas sobre o uso no projeto dos alunos
  • Nomenclatura e Relações Básicas
  • Rendimento
  • Termos e Definições
  • Exercício de Aplicação (3)
  • Prática durante a aula: Simulando a Influência da Variação em um Processo
  • Reflexões práticas sobre o uso no projeto dos alunos
  • Estudo de Caso 2
  • Procure entender os direcionadores estratégicos que criam demandas para projetos seis sigma de melhoria. Trabalharemos isso no módulo 03.
  • Pensem em ideias de solução para que a variabilidade do processo seja eliminada ou reduzida (Pensaremos em soluções juntos no módulo 03).

Módulo 3  – 6 Sigma,  Estratégia e Implantação

  • O Seis Sigma e a Vantagem Competitiva
  • Estratégias de Implantação
  • Resultados Típicos
  • Auto Avaliação
  • Necessidade Compartilhada de Mudança
  • Comprometimento da Alta Liderança
  • Aculturação e Treinamento
  • Treinamento dos Recursos Mais Adequados
  • Estabelecer uma Visão de Processos da Organização
  • Mapear a Hierarquia de Processos para a Cadeia de Valor
  • Definir os Requisitos de Saída e de Serviços Baseando-se sobre a Voz do Cliente (Externo e Interno)
  • Implementar Medições de Processos para Avaliar seu Desempenho
  • Analisar e Identificar as Prioridades para a Melhoria
  • Gerar Projetos Seis Sigma que Enderecem as Necessidades de Melhoria
  • Implementar os Demais Controles de Processo e Mudança de Cultura Necessários a um Ambiente Seis Sigma
  • Analisando os Dois Métodos (Gestão de Processos e Seis Sigma)
  • Caso de Aplicação – O Caso da General Electric
  • Prática/Exercício: Identificação de Direcionadores Estratégicos e Projetos Seis Sigma
  • Reflexões práticas sobre o uso no projeto dos alunos
  • Estudo de Caso 4
  • O Modelo PAF
  • O Custo da Não Qualidade e o Seis Sigma
  • Custos do Processo
  • Caso de Aplicação (4)
  • Reflexões práticas sobre o uso no projeto dos alunos
  •  

Módulo 4 – Conhecendo a Metodologia – O Ciclo DMAIC

  • O Ciclo DMAIC
  • A Abordagem Estruturada
  • Reflexões práticas sobre o uso no projeto dos alunos
  • Exercício de Aplicação
  • Prática durante a aula: Simulando o uso do DMAIC no projeto real dos alunos
  • Estudo de Caso
  • Variações do DMAIC
  • O Projeto Está Alinhado com os Objetivos Estratégicos da Empresa?
  • Qual a Capabilidade do Processo?
  • Conhecemos as Variáveis a Serem Priorizadas para Abordagem?
  • O Processo Está Trabalhando Dentro das Especificações Requeridas?
  • Os Benefícios Alcançados Estão Sendo Sustentados?
  • Reflexões práticas sobre o uso no projeto dos alunos
  • O Fluxo do DMAIC
  • O Checklist das Fases
  • Caso de Aplicação I (6)
  • Armadilhas e Benefícios do DMAIC
  • Caso de Aplicação II (7)
  • Exercício de Aplicação (8)
  • O DMAIC
  • Caso de Aplicação – o Caso da Dow Chemical
  • Caso de Aplicação – Redução de Erros nas Informações de Cliente
  • Os alunos farão interações com os docentes ao longo do curso para que haja aplicação de conceitos e geração de resultados (ganhos pelo menos 6 x o valor investido.) 
  • Haverá uma simulação de apresentação, feedback e revisão do material um dia antes do seminário final
  • Idealmente cada organização deve inscrever 2 a 4 alunos para formar um grupo focado (80 horas de dedicação extra aula)
  • Tema será escolhido por Direcionamento de objetivos estratégicos e ganhos esperados para a organização que inscreveu o aluno (se não for em sua organização deverá escolher uma ONG para fazer um trabalho real)
  • Definição do Processo, com coleta de fatos e dados, e aplicação seletiva e focada de ferramentas seis sigma
  • Desenho, Análise, Redesenho e Implantação de Processos e Resultados, com coleta de fatos e dados, e aplicação seletiva e focada de ferramentas seis sigma
  • Uso efetivo de instrumentos seis sigma
  • Encerramento e apresentação com gestores convidados na última aula
  • Aplicação na realidade dos profissionais
  • Exercícios a cada no máx 4h
  • Dinâmicas de Integração
  • Trabalho de campo relacionados aos TCC dos alunos.
  • Lideranças e executivos gestores dos alunos devem, obrigatoriamente, direcionar os trabalho e participar da apresentação final.

Público Alvo

Gestores e profissionais estejam buscando alavancar resultados por meio da combinação de Seis Sigma e Gestão de Processos e interessados em conceitos, ferramentas, exemplos práticos e aplicações para promover crescimento profissional e resultados reais para empresas, governos e instituições.

Carga Horária

44 horas, sendo 32 horas de aulas, 8 horas de orientação de aplicações práticas em projetos reais e 4 horas em seminário para apresentação dos projetos para os executivos patrocinadores ou para os executivos das empresas escolhidas como caso de aplicação real.

Investimento

$3.600,00 (três mil e seiscentos reais).
*Oferecemos desconto de 10% acima de 3 participantes da mesma instituição
*Se o aluno indicar 2 participantes
*Nosso ex-alunos tem 15% de desconto (não cumulativo).

Data e Local de Realização

Local: Av. Nilo Peçanha, n° 50 – Centro Edifício DE Paoli (Próximo à estação de Metrô Carioca)
Datas: 11 e 12 Maio / 07 e 08 Junho / 05 e 06 Julho

Inscrição

Para efetuar sua inscrição, entre em contato conosco através do:
Telefone (21)98101.4873 ou pelo e-mail contato@enjourney.com.br

Política de Capacitações:

Para mais informações sobre a nossa política de capacitações, clique aqui.