Search
Close this search box.

pesquisa

Pesquisa | Pesquisa Nacional sobre Governança de Processos – Parte 2

Não existe organização de papéis.  Existe organização, mas os papéis não estão representados na Estrutura Organizacional  Existe organização, e os papéis estão representados na Estrutura Organizacional

 

LEIA NA INTEGRA →

 

PESQUISA | PESQUISA NACIONAL SOBRE GOVERNANÇA DE PROCESSOS – PARTE 2

PUBLICAÇÕES

 

7-Existe alguma organização dos papéis/cargos envolvidos na Gestão de Processos? Os papéis estão representados na Estrutura Organizacional?

 

Não existe organização de papéis.  Existe organização, mas os papéis não estão representados na Estrutura Organizacional  Existe organização, e os papéis estão representados na Estrutura Organizacional

 

 

8-Quais as relações entre os papéis/cargos envolvidos na Gestão de Processos?

 

Não existe organização de papéis  Cooperação  Apoio  Subordinação

 

9-Quais são os mecanismos para a institucionalização ou legitimação da Gestão de Processos na sua empresa? Qual o nível de utilização do mecanismo (de 1 à 5, em branco caso não exista)?

 

Treinamento em Processos

 

Normatização e padronização dos Processos

 

Comunicação dos resultados alcançados por iniciativas de Processos

 

Poder / hierarquia para imposição da visão de Processos

 

Recompensas com utilização de práticas orientadas a Processos

 

10-Como está desenhada a cadeia de valor de sua empresa? Responda com um valor entre 1 e 5, no qual 1 indica que a cadeia está desenhada funcionalmente e 5 baseada totalmente em Processos transversais:

 

11-A empresa possui Escritório de Processos ou Centro de Excelência em Processos?

Sim

 

Não

 

12-Quais são os produtos/serviços do Escritório de Processos? Qual o nível de utilização de cada um desses produtos/serviços?(1 à 5, em branco caso não exista Escritório de Processos)

 

Gestão dos projetos de Processos (Gestão e melhoria)

 

Metodologia de Gestão de Processos (mapeamento, melhoria e implantação de Processos)

 

Mapeamento de Processos

 

Análise de Processos orientada a melhoria

 

Implantação de Processos

 

Definição de indicadores, competências, riscos e sistemas de apoio

 

Normatização e padronização de Processos

 

Acompanhamento e controle do dia a dia dos Processos

 

Promoção/Divulgação da Gestão de Processos na organização

 

Premiação dos melhores modelos implantados

 

Gestão da base de dados de Processos

 

Treinamento em Processos

 

13-Qual o tamanho do Escritório de Processos na organização (em quantidade de funcionários)?

1 a 10  11 a 100  Acima de 100  Não se aplica

 

14-A que unidade o Escritório de Processos está subordinado / relacionado dentro da Estrutura Organizacional?Qual o grau de subordinação(de 1 à 5, em branco caso não exista)?

 

Presidência / Diretoria

 

Tecnologia da informação

 

Projetos

 

Finanças

 

Comercial

 

Recursos Humanos

 

Marketing

 

Operações ou Produção

 

Outra

 

15-Em sua empresa, o papel do Gestor de Processos:

É novo e está dentro, apenas, da Estrutura Organizacional formal da empresa  É novo e está dentro, apenas, da estrutura da Governança de Processos da organização  É novo e está dentro da estrutura da Governança de Processos da organização e da Estrutura Organizacional formal da empresa  Já existe, mas está acumulado por algum Gestor funcional/departamental dentro da Estrutura Organizacional da empresa  Não se aplica

 

16-Quais são as tarefas de responsabilidade deste Gestor de Processos?(em branco caso não se aplique)

 

Promover a Governança de Processos

 

Entender, selecionar e priorizar Processos

 

Gerenciar o orçamento do Escritório de Processos

 

Gerenciar o portifólio de projetos de Gestão de Processos

 

Gerenciar a qualidade da Gestão de Processos

 

Gerenciar os Processos do Escritório de Processos

 

Gerenciar o levantamento dos Processos

 

Gerenciar a melhoria dos Processos

 

Gerenciar a implantação de mudanças nos novos Processos

 

Preparar as equipes de Gestão de Processos

 

Definir os indicadores de desempenho para os Processos

 

Definir os responsáveis para os Processos

 

Definir o procedimento para os Processos

 

Acompanhar e controlar a execução dos Processos