-
Com esta capacitação, o participante terá contato com os principais conceitos, técnicas e casos sobre planejamento estratégico de Centros de Serviços Compartilhados - CSC. Serão discutidos o contexto externo e interno dos CSC; Experiências e diferentes estratégias para evolução de CSC; o Desenho de estratégia de para CSC; e Programas e projetos prioritários para CSC.
Serão explorados os benefícios e desafios dos CSC, casos de organizações que implantaram CSC, bem como exemplos de diferentes estratégia para a evolução dos CSC. Espera-se que durante a capacitação os participantes absorvam conceitos de planejamento estratégico de CSC e pratiquem a definição de uma estratégia para o CSC de sua própria organização, com orientação dos instrutores da capacitação.
Módulo 1 – Workshop – Planejamento Estratégico de CSC: Principais Elementos
o O que precisamos saber para definir uma estratégia de um CSC
o Quais suas implicações para os CSC
o Prática 1 – Expectativas dos Alto Executivos sobre o CSC – Conselho e Presidência
o Entrega do Exercício: O que a Alta Gestão Espera do CSC e atributos de desempenho estratégicos para o CSC
o Ferramentas e técnicas de planejamento estratégico de Centros de Serviços Compartilhados – CSC[1]
o Prática 2 – Expectativas Diretiva sobre o CSC – Diretoria
o Entrega do Exercício: O que a Diretoria Espera do CSC e atributos de desempenho estratégicos para o CSC
o Apresentação sobre o CSC Atual
o Entrega do Exercício: Descrição do Modelo de Atuação do CSC na Situação Atual
Módulo 2 – Workshop – Boas Práticas e Estratégias de CSC
o Estratégia de Implantação evolutiva de CSC: Caso 1
o Estratégia de Implantação integral de CSC: Caso 2
o Prática 3 – O que aprendemos com outros CSC
o Entrega do Exercício: Benchmarking com Lições Aprendidas e Possíveis Incorporações de Práticas dos Casos
o Expectativas Internas sobre nosso CSC: visão de diferentes empresas
o Prática 4 – O CSC que Desejamos
o Entrega do Exercício: Descrição do Modelo de Atuação do CSC na Situação Futura
Módulo 3 – Workshop – Desenho de uma Estratégia de um CSC
o O Contexto Externo do CSC
o Prática 5 – Cenários de Futuro para nosso CSC
o Entrega do Exercício: 4 Cenários e Premissas para o CSC
o O Nosso CSC: Propósito e Proposta de valor
o Entrega do Exercício: Descrição do Propósito e da Proposta de Valor do CSC
o Prática 6 – O Canvas do Nosso CSC
o Entrega do Exercício: Desenho do Canvas do CSC
o Atributos Estratégicos do Nosso CSC
o Valores e Visão do Nosso CSC
o Entrega do Exercício: Atributos Estratégicos, Valores e Visão do Nosso CSC
Módulo 4 – Workshop – Programas e projetos prioritários para os CSC
o Definição de Carteira de Projetos de CSC
o Classificação e Priorização dos Projetos de CSC
o Entrega do Exercício: Carteira de Projetos do CSC
o Prática 7 – Critérios para Priorização
o Coleta de Informações para Priorização
o Prática 8 – Definição de Carteira Priorizada de Projetos
o Entrega do Exercício: Carteira Priorizada de Projetos do CSC
o Prática 9 - Balancear o uso dos recursos alocados aos projetos
o Prática 10 - Consolidação Final
o Entrega do Exercício: Book com os aprendizados e descrição do que foi construído ao longo da capacitação
[1] SWOT, Atributos Estratégicos, Propósito do CSC, Valores e Visão do CSC, Marcas do nosso CSC
-
Carga: 40 horas, sendo 20 horas de abordagem de conceitos e 20h de aplicação prática, com coaching orientado para geração de resultados.
Programação: 10 Encontros de 4 horas
o Módulo 1 – Setembro – Encontros 1, 2 e 3;
o Módulo 2 – Outubro – Encontros 4 e 5;
o Módulo 3 – Novembro – Encontros 6, 7 e 8;
o Módulo 4 – Dezembro – Encontros 9 e 10.
Público-alvo: Executivos e gestores que trabalham com ou em CSC
Perfil de Saída e Resultados Esperados: O perfil do egresso deve ser capaz de tanto compreender e aplicar os principais conceitos e ferramentas de estratégia em contexto de CSC; quando devem estar satisfeitos com a metodologia de aprendizagem e com sua participação na capacitação.
A capacitação deve permitir que os alunos ao final possam fazer uso efetivo da base conceitual e ferramentas de estratégia aplicada aos CSC bem como deve auxiliar aos participantes com metodologias com aplicações para:
• Direcionar e moldar um modelo de atuação do CSC;
• Perceber configurações diferentes para a atuação do CSC em função de sua estratégia
• Equilibrar a melhoria dos serviços prestados pelo CSC com cenários de redução do custo;
• Aumentar sua autonomia para revisar seu planejamento estratégico de forma situacional e de constante evolução
Certificado: Todos os participantes com 75% de frequência nas aulas receberão certificado de conclusão com êxito.
Método e Aprendizagem Ativa: Os participantes são expostos a situações problemas reais, são apresentados, gradativamente conceitos, ferramentas e casos, para em seguida haver aplicação e busca por soluções adaptadas ao contexto profissional do participante. São usadas técnicas de coaching e orientações com profissionais
Valor: R$4.800,00 (Quatro mil e oitocentos reais) por participante. Mínimo de 20 participantes e máximo de 30 participantes .
Incrições: Favor enviar email para contato@enjourney.com.br